A grama do vizinho é mesmo mais verde?
- tamarasnunes
- 5 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Me deixem contar para vocês 3 histórias sobre sucesso.
A primeira tem a ver com um amigo meu, que me disse, há uns dias trás, estar fazendo alguns investimentos fora do país e que, para isso, conta com a ajuda de uma pessoa natural daquele lugar. Me disse ele que também compartilhou a notícia com outro amigo, que questionou o carro que a tal pessoa possui.
- Por que tu queres saber isso? – teria perguntado ao tal amigo.
- Para saber se essa pessoa é bem sucedida, oras! – respondeu o outro.
- Tu tens um carro de R$120.000,00. Me diz: tu és bem sucedido? – questionou, sem obter resposta.
A segunda história tem a ver com um guitarrista de uma banda de heavy metal, que em 1983, apenas um dia antes de gravar o primeiro álbum, foi expulso da banda que fazia parte. Tão revoltado ele ficou com a situação que decidiu que montaria a sua própria banda, faria grandes shows em estádios lotados, ganharia muito dinheiro e teria muitos mais milhares de fãs do que a banda que o expulsou.
O tal guitarrista atente pelo nome de Dave Mustaine e sua nova banda foi batizada de Megadeth (banda lendária, que já vendeu mais de 25 milhões de discos e fez várias turnês mundiais).
A terceira história também é de um músico expulso de sua banda, este porém, baterista.
Pete Best foi expulso dos Beatles, em 1962, apenas três dias antes da gravação do primeiro álbum, pois os outros integrantes da banda, aparentemente sem nenhuma explicação, exigiram que o empresário da banda assim o fizesse.
Best entrou numa depressão profunda e dedicou o restante da década de 60 a beber e a tentativas (fracassadas) de suicídio.
Agora que eu contei as três histórias, me diga: qual dos três personagens tu acreditas se considerar um cara bem sucedido?
Se tu, assim como a maioria das pessoas para quem eu contei essas histórias, ficou em dúvida entre o “carro de R$120.000,00” e o Mustaine, lamento dizer: estás enganado.
O “amigo do amigo” baseia sucesso em dinheiro, posses bens e, mesmo com um carro de luxo, não se considera um cara bem sucedido.
O líder do Megadeth, apesar de ter tantas conquistas, não se considera um cara de sucesso por comparar sua banda atual à sua ex-banda (ele foi expulso do Metallica).
Já Pete conheceu uma linda mulher, com quem formou uma bela família e está junto até hoje. Quando questionado se ele é um homem de sucesso, é categórico em afirmar que sim, pois possui a maior riqueza que dinheiro algum é capaz de comprar.
De acordo com o dicionário, sucesso é “qualquer resultado de um bom negócio / empreendimento” e alguns de seus sinônimos são êxito, triunfo, vitória e conquista.
A definição de sucesso (assim como de amor, amizade, felicidade, entre outros) é pessoal e baseada nos valores e crenças que possuímos e não existe certo ou errado, existe aquilo que tem a ver com as tuas escolhas, tuas preferências e referências de vida.
Agora pare por um instante e analise a tua vida: tu te consideras alguém de sucesso? No que ou em quem tu baseou tua resposta?
Se tu não te consideras bem sucedido(a), o que estás fazendo para ser?
Lembre-se que são as tuas escolhas que determinam onde tu estás e onde tu queres chegar.
Comentarios